quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dourado o “Rei do rio”

O Dourado é um peixe dos rios do Brasil, predadores vorases que ocorrêm na Bacia do Prata; pode alcançar peso superior a 25 kg e mais de 1 m de comprimento, e apresenta uma coloração dourada por todo o corpo com reflexos avermelhados.

Conhecido como o "rei do rio", o Dourado (Salminus maxillosus) é uma das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela sua disposição de luta, beleza e exuberância no sabor. Este brigador por excelência, quando fisgado, combate incansavelmente por vários minutos, na tentativa de livrar-se dando saltos espetaculares sobre a água.

Pela sua bravura, explosiva combatividade e resistência, a pesca deste requer equipamentos resistentes. Se o salmão é freqüentemente citado como o alvo mais cobiçado da pescaria esportiva no hemisfério norte, na América do Sul impera o Dourado.

Aliás, o dourado, como indica seu nome científico (salminus = pequeno salmão), ocupa o mesmo nicho ecológico de trutas e salmões mesmo sendo de outra ordem (Characiformes), a qual fazem parte a piranha, o lambari, o tambaqui, o pacu, e a traíra.

Para a pesca de Dourados devem ser usadas varas de ação média a pesada com linhas de 17, 20, 25 e 30 libras. É indispensável o uso de empate de arame ou de cabo de aço encapado com no mínimo 30 cm de comprimento, que impede que seus poderosos dentes cortem a linha. Os anzóis mais usados são os de barra 5/0 a 8/0.

Entre as iscas artificiais, a que apresentam melhor resultado são os plugs de meia água, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso em direção às margens. Iscas naturais como tuvira, lambari, curimbatá e piraputanga também são bastante produtivas e usadas.

Podem ser utilizadas na rodada, com um pequeno chumbo para afundar a linha e mantê-la na coluna d'água, ou deixando o barco rodar perto das margens, onde a isca é jogada repetidamente em direção às galhadas. Os locais-alvos são em meio a corredeiras rasas, com afloramento de pedras e paus.

A dica final para a captura de Dourados é a atenção redobrada, já que a este peixe ataca sua isca no momento em que você pega mais uma latinha de cerveja ou quando fala mal de sua querida sogra.
Por: Luquinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário