quarta-feira, 22 de julho de 2009

Carretilhas ou Molinetes?

Não existe o melhor ou o pior equipamento e sim aquele que se adéqua para cada tipo de pescaria e para cada pescador.

Aos iniciantes na pesca é aconselhado o uso de molinetes por seu fácil manuseio e rápida regulagem.

Já para os mais experientes a carretilha é um passo a mais, pois requer um pouco mais de conhecimento sobre o equipamento e de como regular cada item, freios, fricção entre outros.

Tendo total controle do uso de molinetes e arremessando corretamente do conjunto molinete/vara, o pescador já pode pensar em dar mais um passo na escala e comprar uma carretilha.

No início parece um bicho de Sete Cabeças, mas com calma e paciência fica fácil e naturalmente você usará seu equipamento sem problemas.

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

O molinete não tem segredos e seu uso é simples. Estes não causam cabeleiras, facilitam o lançamento de iscas leves e o lançamento contra o vento, porem o atrito da linha com os passadores é maior e sua linha fica torcida com maior facilidade.

Já a carretilha requer um conhecimento maior.

A preferência por esse tipo de equipamento se justifica pelo fato das carretilhas serem mais precisas nos arremessos que os molinetes, principalmente com iscas artificiais, permitindo ao pescador que coloque a isca exatamente no local desejado.

Alem de proporcionar maior agilidade ao pescador as carretilhas evitam que sua linha fique torcida com nos molinetes.

Porem no uso das carretilhas é comum ocorrer as cabeleiras, estas também dificultam o lançamento de iscas leves e o lançamentos contra o vento.

É muito importante que o conjunto vara/carretilha seja equilibrado, ou seja, que a vara seja adequada ao tipo, modelo e tamanho da carretilha, para que seu desempenho seja satisfatório.

Portanto conheça agora alguns tipos de carretilhas de ação leve até extra-pesada.

Carretilha – Leve: Usada com pequenas iscas artificiais, jigs, pequenas bóias de arremesso. Ideal para pesca de pequenos peixes ou onde a bitola da linha não tenha que ser superior a 0,30mm.

Carretilha – Média: A carretilha de ação média é uma das mais usadas em todo o mundo, principalmente para a pesca com iscas artificiais. Em pesqueiros é um dos modelos mais usados também e com capacidade de linha ideal para a maioria das espécies em pesqueiros, variando de 0,28mm a 0,45mm.

Carretilha - Média-Pesada: A Média-Pesada também é outro equipamento muito usado na pescaria de corrico e em pesqueiros, na pescaria dos peixes de couro, tendo uma boa capacidade de linha entre 0,45 a 0,55mm

Carretilha – Pesada: As carretilhas pesadas são muito usadas em pescarias na Amazônia, Araguaia e Mato Grosso em busca dos gigantes peixes de couro e em alguns pesqueiros atrás das pirararas que podem chegar a mais de 50 kg. Usada sempre com bitolas de linha superior a 0,60mm.

Carretilha - Extra-Pesada: Essas carretilhas extra-pesadas são usadas em pescas oceânicas e comportam linha superior a 0,90mm.

Desta forma, antes de comprar sua carretilha veja bem o tipo de pesca a ser feita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário