quarta-feira, 22 de julho de 2009

Na hora de soltar o peixe... ?

Ao manusear um peixe, todo o cuidado é fundamental. Jamais coloque os dedos ou as unhas nas guelras do peixe; jamais aperte os peixes pequenos – Quando não possuem dentes eles podem ser erguidos e manuseados facilmente segurando o seu queixo inferior.

Tente, sempre, segurar ou manusear o peixe com as mãos molhadas, sempre na vertical. Mãos secas ou manuseio agressivo geralmente removem o muco que cobre o peixe e que serve para a sua proteção contra várias doenças.

Segure o peixe de modo correto para que ele se contorça ao mínimo, movimente com cuidado, pois podem ocorrer deslocamentos e traumatismo nos órgãos internos e na estrutura óssea.

Passaguás ajudam desde que os nós das linhas não machuquem o corpo do peixe. De preferência a passaguás sem estes nós. O uso de alicates de contenção é ideal para a manipulação da maioria das espécies de peixes esportivos, imobilizando o peixe de forma segura e permitindo a retirada do anzol com maior rapidez.

Hoje contamos com alicates associados a balanças, estes equipamentos facilitam a manipulação correta e poupam tempo precioso efetuando a pesagem rapidamente.
Texto: Jornal do Pescador
Adaptação: Luquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário